Emef Elias Montalvão implementa projeto “Minha creche, extensão do meu lar!”

Educação
28/07/2017 17h10

Crianças precisam de um ambiente harmonioso para crescer e se desenvolver com saúde, e muitas delas passam a maior parte do tempo na creche. Pensando nisso, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, desenvolveu o projeto "Minha creche, extensão do meu lar!". Durante o período de férias, os alunos da creche realizarão atividades que auxiliam no desenvolvimento do sistema motor, cognitivo, afetivo e social da criança.

Bailinho a fantasia, conhecendo o corpo, alongamento na quadra, seguindo a trilha e rasgando o papel. Todas essas atividades são realizadas durante a semana com as crianças da faixa etária de 1 a 3 anos de idade. Nesta sexta-feira, 28, foi a vez da contação de histórias, atividade que contribui no estímulo à fala e incentiva o gosto pela leitura.

De acordo com a diretora da instituição, Caroline Souza Teixeira, o objetivo maior do projeto é tornar o convívio das crianças na creche cada vez mais harmonioso. "Como as crianças passam o dia todo na escola, queremos que elas se sintam à vontade como se estivesse em casa, para que possam criar vínculo com os colegas trabalhando a socialização. O importante é nossas crianças se sentirem felizes e acolhidos em um ambiente agradável", afirma.

"Além de trabalhar o lado emocional, trabalhamos o lado pedagógico para que eles possam se desenvolver e aprender brincando, sempre de forma lúdica, com brincadeiras para que elas se desenvolvam de forma saudável. Estamos realizando atividades para trabalhar a coordenação motora e a lateralidade para que eles fiquem preparados para entrar na pré-escola", completa a diretora.

As atividades realizadas durante o projeto consistem em apresentar para as crianças várias experiências que ajudem no desenvolvimento afetivo, social e físico. A cuidadora da turma de dois anos, Cristina Rodrigues Lima, conta que percebeu a diferença no comportamento das crianças durante a realização das atividades.

"Percebi que as crianças começaram a se aproximar umas das outras e que aprenderam não só a socializar, mas também a esperar sua vez na hora da brincadeira. Elas prestam atenção, se comportam e isso tudo faz com que o desenvolvimento delas aconteçam da melhor forma, que é brincando", comenta a cuidadora Cristina.